sábado, 7 de agosto de 2010

Justiça.

"A justiça tem numa das mãos a balança em que pesa o direito,
e na outra a espada de que se serve para o defender. A espada sem a balança é a força brutal, a balança sem a espada é a impotência do direito" - Rudolf Von Ihering.
A balança é um dos mais conhecidos símbolos profissionais, é onde se pesa o Direito, ou seja, é a divisão do Direito para que ninguém tenha vantagens sobre o Direito do outro, é onde se encontra a igualdade que o Direito tanto busca. Isto é, representa a igualdade e equilíbrio processual conferidos às partes envolvidas em um processo. A igualdade e equilíbrio processual estão previstos em nossa Constituição e são inerentes ao Estado de Direito.
A espada, por sua vez, é a força usada para defender tal Direito, sem ela o Direito não tem força nenhuma.
A imagem mostrada ao lado, mostra a deusa da justiça. Vocês devem ter observado que ela está com os olhos vendados, isso porque a justiça deve ter seus olhos vendados, para que não fique do lado de nenhuma das partes, ela deve ser cega.
Então, a justiça é uma junção da igualdade, representada pela balança, da força, representada pela espada, e da imparcialidade, representada pelos olhos vendados.

2 comentários: